25.7.07

DONIM S. Salvador


Situada a cerca de 11km da Capital da concelhia, ocupa uma área de 3,37km2.A economia embora algo rural, de parte devido aos solos ribeirinhos do Rio Ave. No seu património natural e paisagístico sobressaem alguns trechos de aprazível beleza. Tal é o caso do núcleo de bucólico e medievo sabor, constituído por uma ponte de duplo arco redondo, em cantaria emoldurada e vice jante abraçando as cristalinas águas do Ave, na companhia de um vetusto moinho.


Ponte Monumento NacionalDesta época baixo medieval ficara também alguns valiosos testemunho patrimoniais como seja a já aludida ponte de arquitectura ao sabor romano e alguns elementos estruturais da própria igreja paroquial invocada a S. Salvador.Outro valor patrimonial edificado a assinalar será o cruzeiro paroquial.




Recuadas ocupações proto-históricas e da romanização, deixaram aqui algumas importantes marcas, muito concretamente na conhecida estação Castreja de Santa Iria. O povoado datável da idade do ferro do noroeste peninsular, foi prospectado por Martins Sarmento em finais do século passado. Este arqueólogo tencionava até levar ali a cabo uma campanha de escavações que todavia não chegou a concretizar-se.

Sem comentários: