25.7.07

SANDE S. MARTINHO


Sendo de longe a mais populosa das quatro “de Sande”, situa-se a 9km da Capital da concelhia, com uma área de 3,42km2.Assume aqui um importante papel e peso económico uma peculiar industria de ancestral tradição local – A do fabrico de cutelarias salientando-se também a produção vitivinícola.

No património edificado desta freguesia avulta a igreja paroquial de amplas proporções a austera traça possivelmente seiscentista. Curiosa é a implantação da torre sineira de idêntico gosto arquitectónico surge vários metros deslocada para sul da capela-mor.


Junto a mesma ergue-se outra estrutura conhecida por casa do senhor. Trata-se de um conjunto de quatro sepulturas rasas, cobertas por lajes monolíticas de formato trapezoidal, providos de estelas verticais de formato discóide, de uma tipologia bastante comum em época baixo medieval (séc. XI a XIII, sensivelmente), a este notável conjunto tumular, por incrível que pareça, não se encontra classificado, bem de que o é merecedor.

Fonte Quatro Irmão: Segundo a lenda popular os quatro irmãos, ali sepultados, amavam uma formosa menina, ardendo de amor e ciúme, decidiram resolver à paulada naquele local que iria casar com ela. Três ficaram logo mortos no local e o quarto, ferido gravemente, ainda conseguiu ir ter com o abade e contar-lhe toda a história. Horas depois o quarto irmão morreu e o abade mandou-os enterrar no local da disputa.


O marco milionário desta freguesia é encontrado em 1885, numas escadas do pátio da residência paroquial e que faria parte de uma via romana de Braga a Chaves.

O dito bloco cilindrado de granito epigrafo acha-se fragmentado tendo sido reconstruído e expondo-se actualmente no museu Martins Sarmento. A inscrição data do período Trajano, isto é 97-117 d.C.



Existe ainda a capela de Santo Amaro cuja festa é sempre muito concorrida, a capela de São Bernardo a Quinta de “Taoria”, de bela traça D. João V que possui diversas imagens coevas da sua construção e ainda junto a igreja paroquial um interessante nicho de alminhas com data de 1867.



Quinta do Couto onde possivelmente terá sido instalado um possível fortificado romano.


.
Obtenha mais informações em: www.jf-sandesmartinho.pt
Fonte:Junta de Freguesia de Sande S. Martinho

Sem comentários: