25.7.07

BRITEIROS Sto. ESTEVÃO


A Freguesia fica situada na margem direita do Rio Ave, no sopé da Citânia de Briteiros e do Castro de Sabroso (ruínas arqueológicas de grande interesse Histórico).
Esta foi habitada pelos Suevos, Celtas e Iberos. Durante a Romanização foi atravessada pela primeira estrada que ligava esta região a Roma, da qual poucos vestígios se encontraram devido ao desleixo das instituições encarregadas de zelar pelo nosso património.Há nesta povoação uma grande tradição religiosa comprovada pela existência de uma bonita e muito interessante Igreja Paroquial que, devido à sua original capela-mor estilo barroco. Construída em granito, onde se pode visualizar numa representação talvez única, as línguas de fogo que no dia de Pentecostes transformaram os Apóstolos. O seu altar-mor construído num único bloco de granito, transportado desde o monte da Citânia e trabalhado na sua totalidade pelos obreiros da terra.
Santo Estêvão é a mais meridional das três “Briteiros”, com uma área cerca de 2,96km2, sendo de assinalar o notório surto de crescimento demográfico a que se vem assistindo nas ultimas décadas. A tradicional actividade agro-pecuária aqui possui, ainda hoje razoável peso serão porem a pequena indústria têxtil e construção civil sobretudo a dominar a esfera económica local.
Existe no aro da freguesia uma “capela filial”, a do Alexo no lugar da Hermida, fabricado pelos religiosos da Santa Marinha da Costa nos finais do século passado.
.
Brasão da família Lima na entrada principal da Quinta (foto)
.
Fonte: Junta de Freguesia de Briteiros Sto. Estêvão, Escola EB1 Briteiros Sto. Estêvão

Sem comentários: