25.7.07

LONGOS - Santa Cristina


A freguesia de Longos é muito extensa, possui uma área de 7,05km2, situada no estremo noroeste do território do conselho, ficando a 4km de Caldas das Taipas.

Território relativamente montanhoso com algumas áreas plánicas, constituindo-se como prolongamento da Serra da Falperra, a actividade agrícola pratica-se sobretudo nos terrenos mais fundos irrigados e férteis voltados à bacia orográfica do pequeno Rio Febras.

Em aro da freguesia de Longos fica também outro presumível reduto Castrejo conhecido pelo topónimo (Pedrais), cujo no P.D.M. de Guimarães consta este Arqueo-Sitio aparece identificado como possível “vila” romana.
A visitar: A Serra da Falperra das jóias da croa deste país. A tranquila paisagem feita de potencialidades naturais convida a uma visita demorada. A vegetação que a envolve, a queda de água, a antiga estrada Real e o Santuário de Santa Maria Madalena, são motivos mais do que suficientes para até lá se deslocar. É uma ramificação da Serra da Cabreira e, no passado, foi até considerada valhacouto de ladrões.

Santuário de Santa Maria Madalena: encontra-se no cimo da Serra da Falperra o seminário Apostólico dos Falperristas denimonado Seminário da Santa Maria do Monte da Madalena, cuja edificação teve início em 1826 e se deve a Frei António de Jesus, do Convento de Vinhais. Começou a ser habitado em abril de 1833. No ano seguinte, fruto da extinção das Ordens dos Religiosos, o convento viria a ser vendido à irmandade de Santa Maria Madalena, establecida numa capela da serra, contígua ao convento.

Igreja de Santa Maria Madalena na Falperra: É um templo de planta centrada e invulgar, ao contrário dos demais existentes na área que apresentam formas circulares e quadrangulares. A Igreja tendo já sido do convento da Falperra, é um singular exemplo de arquitectura Barroca. Apresenta uma fachada sumptuosa, reveladora de um dinamismo único. Ao que tudo indica foi mandada erguer por ordem de D. Rodrigo de Moura Teles, nos princípios do século XVIII. Apresenta todo um enquadramento de acessos característicos das igrejas de romaria e peregrinação, com as suas escadarias e adro em boa cantaria de pedra. No interior, apresenta três altares, sendo o altar-mor em talha de barroco tardio, com pintura a branco, provavelmente já do século XIX; tem ao centro uma boa imagem de Cristo Crucificado. A Igreja tem também uma torre com uma data na sua face nascente (1799), tendo certamente sido construída mais tarde. Existe também o tanque decorativo que merece destaque e pode afirmar-se que é peça interessante e a preservar.

Capela de Santa Marta do Leão: É a terceira Capela da Falperra e é da invocação de Santa Marta do Leão, porque se situa junto de uma fonte antiga chamada do Leão, embora de razoáveis proporções, a Capela é de construção recente.
Capela de São Martinho: Dentro da quinta do mesmo nome, preserva apenas o edifício, a servir de corte de gado.
O Santuário do Sameiro (Braga), cuja construção se iniciou em meados do séc. XIX, é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. O Templo, concluído no nosso séc., destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altospilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.

Capela de Nossa Senhora da Conceição: Pertence actualmente a família Pereira Leite e está integrada na Quinta de Oleiros.

Cruzeiro (foto) de ordem Jónica, data do ano de 1749.

Festas e Romarias: Na Freguesia, realizam-se festas em honra de Santa Cristina de Longos. Os festejos ocorrem junto à Igreja e espalham-se pela freguesia durante os três primeiros dias de Agosto. As celebrações em honra de Santa Maria decorrem na Falperra, todos os anos, no dia 29 de Julho.
Como chegar aos Satuários?

Fonte: Junta de Freguesia de Longos -. Santa Cristina

Sem comentários: