25.7.07

SANDE S. CLEMENTE


Localizada na orla noroeste do território da Capital da concelhia, esta freguesia ocupa uma área considerável, cerca de 5,79km2.
.
Local de um remoto povoamento, em época Proto-Histórica, falarão os restos de um habitat fortificado Castrejo, sitio já explorado nos finais do século passado por Martins Sarmento. Este outeiro fortificado localizar-se-ia assim no chamado Monte de S. Bartolomeu. A influência da poderosa civilização romana também se terá feito sentir por aqui, detectando-se vestígios de um alegado “habitat” na quinta da Mogada.




Para alem da igreja paroquial de S. Clemente, esta freguesia conservara ainda a capela de N. Sra. Da Saúde, no lugar de Outeirinho e a particular casa da Mogada. É esta ultima um interessante exemplar de arquitectura Solarenga, com uma planta rectilínea dividida em três ramos, o superior sobre levado em forma de torre, na fronteira rematada a um dos flancos pela já aludida capela, destaca-se o corpo central, nobilitado por uma grandiosa escadaria que desemboca em amplo patamar alpendrado. É também digno de realce o cruzeiro paroquial, armoriado na base da cruz com inusitado “escudo” quadrangular.

Festas e Romarias: Nª Sra. Saúde (segunda – feira de Páscoa)

Nª Sra. de Lurdes (1º Domingo de Setembro)

Sem comentários: