25.7.07

GONDOMAR S. MARTINHO




Situada a 10km para o norte da Capital da concelhia, abarcando uma área razoavelmente ampla com cerca de 4,87km2, assentando na bacia orográfica do Ave, fazendo já fronteira com o conselho da Povoa de Lanhoso.

A fertilidade dos solos e abundância de água serão de assinalar, esta freguesia conta ainda com as indústrias extractivas (de granito) e têxtil como fonte de algum dinamismo económico local.No inventario do P.D.M de Guimarães alude a supostos vestígios arquitectónicos e epigráficos medievais patenteados na igreja paroquial de Gondomar, para alem deste edifício conta-se também um bonito Temple invocando Nossa Senhora da Ajuda de graciosa graça seiscentista, existe também um cruzeiro elegante.
Existem alguns indícios arqueológicos os quais apontarão para dois possíveis habitats fortificados Castrejos, o do Castelo e Fonte dos Mouros em Penices, (onde subsistirão vestígios de muralhas) e ainda o Monte de S. Simão (onde algum hipotético povoado Castrejo terásucedido, com um Templete daquela invocação)
Sobre o Rio Ave pode também apreciar-se uma vetusta ponte cantaria e arco de sabor medieval.No respeitante a produção de artesanato alcançam aqui certa notoriedade algumas peças de cantaria (estatuetas e imagens em pedra).


BARCO


A cerca de dez quilómetros da sede do concelho, na estrada Taipas-Póvoa de Lanhoso, Barco é a primeira freguesia a seguir à vila termal, constituindo-se, hoje em dia, no seu prolongamento. Freguesia com alguma extensão, de terras ricas, na margem direita do rio Ave, manteve-se durante largos anos exclusivamente dedicada à agricultura, mas os tempos modernos têm assistido à implantação de algumas indústrias, que servem uma população que vem registando um efectivo crescimento.O futuro "Parque de Ciências e Tecnologia" será instalado nesta freguesia.

Merece referência a sua ponte romana antiga e deve ainda salientar-se a importante actividade associativa produzida pelo Grupo Cultural e Recreativo de Barco, constituído na sua origem por jovens ligados à paróquia.

Festas e Romarias: Senhora dos Remédios (15 dias após a Páscoa) e Santo António

Património: Ponte romana e cruzeiro Outros Locais: Moínhos e Ínsua

Sem comentários: