25.7.07

Rota Industrial

A ROTA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DO VALE DO AVE(Concelho de Guimarães)

Mais de um século e meio depois do arranque industrial na região, a Bacia do Ave está hoje pontilhada por uma miríade de vestígios que atesta de forma privilegiada todo esse processo histórico, constituindo-se em marcas insubstituíveis da memória colectiva das comunidades locais, mas também em elementos fortemente caracterizadores e identificativos para quem vem de fora. Foi da preocupação em inventariar, estudar, valorizar, musealizar e, acima de tudo, em divulgar e tornar acessível a um número crescente de interessados esta importante parcela do Património da região, que nasceu o projecto da Rota do Património Industrial do Vale do Ave.

Assim, a valorização e divulgação de algum do património pré-industrial mais significativo da região levará o visitante a percorrer, se assim o entender, uma rota específica dedicada a estes interessantíssimos vestígios patrimoniais, reflexo de antigas técnicas e estruturas produtivas. Estas, embora pré e proto-industriais, não deixam no entanto, de anunciar de algum modo, o advento da industrialização através das suas características artesanais e manufactureiras. Mesmo quando se trata de estruturas tradicionais que mergulham fundo no tempo as suas raízes região.

Fornos de Olaria da Cruz de Pedra

Hoje, parcialmente recuperados, os Fornos de Olaria da Cruz de Pedra albergam de novo uma oficina de olaria em permanente funcionamento e disponível à visita do público.
Informações: Para visitar os Fornos de Olaria da Cruz de Pedra deverá contactar previamente a Câmara Municipal de Guimarães através do telefone 253 421400.

Fábrica de Curtumes da Ramada

Embora se sugira uma visita a todo o conjunto da ribeira de Couros, a Rota do Património Industrial do Vale do Ave destaca a Fábrica de Curtumes da Ramada, um exemplo significativo em plena laboração, desta actividade multicentenária, onde será possível contemplar mais de perto as diversas etapas desta indústria que, em muitas das suas fases, se reveste ainda de indiscutíveis características manufactureiras.
Informações: Para visitar a Fábrica de Curtumes da Ramada deverá contactar previamente a própria fábrica através do telefone 253 515203.

Cutipol

Embora, com a actual designação social, fosse criada em 1964, a CUTIPOL - Cutelarias portuguesas, Lda tem as suas raízes no princípio do último quartel do séc. XIX através dos avós maternos do seu fundador. Teve essa oficina artesanal a sua implantação a menos de 1 Km das actuais instalações, num moinho à margem de um ribeiro na freguesia de Sande, Guimarães. Nesses tempos em que o movimento de improvisadas maquinetas de amolar e polir os artefactos, era braçal, foi uma inovação o aproveitamento do desnível dos leitos dos rios para facilitar essas operações através da energia hídrica desses moinhos, neste caso conhecidos como "engenhos".


Informações: A empresa proporciona visitas a grupos escolares e, num ou noutro caso pontual, a visitantes que a procuram. Normalmente e, de preferência nos dois primeiros dias da semana no horário de trabalho; Sendo que, para visitar esta empresa será aconselhável a marcação prévia pelo telefone 253 473686.
Silva 5

Sediada na freguesia de Creixomil, na época arrabalde da cidade e onde se localizavam a maior parte das oficinas artesanais de cutelaria da região, a Silva 5 representou um corte com a tradição manufactureira, tanto pela dimensão e organização das suas instalações, como por recorrer a equipamentos mecânicos modernos.

Informações: Para visitar esta empresa será aconselhável a marcação prévia pelo telefone 253 415 991.


.
Temática:A Rota do Património Industrial do Vale do Ave é um projecto concebido no âmbito do turismo cultural e percorre 24 unidades industriais e pré- industriais, distribuídas por 8 concelhos do Vale do Ave.
Fonte: Rota do Patrimonio Industrial

Sem comentários: